A separação entre ciência e religião, iniciada no século XVII, marcou um ponto de virada na história do pensamento humano. René Descartes, com sua proposta de dualismo entre a res extensa e a res cogitans, abriu caminho para uma nova era de investigação científica, livre dos dogmas religiosos que até então restringiam o avanço do conhecimento. Este movimento não apenas liberou a ciência para explorar o mundo material, mas também deixou a esfera do espiritual sob a tutela da Igreja Católica, refletindo o poder que a instituição detinha na sociedade da época.
O modelo cartesiano/newtoniano da física clássica, fundamentado em um universo material, objetivo e causal, provou ser extremamente eficaz na explicação de uma ampla gama de fenômenos naturais. No entanto, esse modelo encontrou seus limites ao confrontar o enigmático mundo das partículas subatômicas, onde os paradoxos e fenômenos observados desafiavam as noções clássicas de causalidade e determinismo.
A Evolução da Ciência
Em contraste com o Realismo Materialista, o Idealismo Monista apresenta uma visão de mundo onde a consciência é a base de tudo, e a matéria é uma criação da mente. A física quântica, com seus princípios de não-localidade e incerteza, introduziu na ciência a ideia de que a realidade é fundamentalmente interconectada e que a existência de objetos depende da observação.
O Caibalion, atribuído ao lendário Hermes Trimegistos, oferece uma perspectiva empírica sobre as leis que governam a natureza e sua aplicação na vida cotidiana. Este texto antigo ecoa as ideias modernas de que a realidade é moldada pela percepção e pela consciência, e que o universo é muito mais complexo e interconectado do que poderíamos imaginar.
A evolução do pensamento humano, desde a visão cartesiana/newtoniana até as descobertas da física quântica, reflete uma jornada contínua em busca de compreender a verdadeira natureza da realidade. Cada modelo de explicação do mundo oferece uma lente através da qual podemos interpretar o universo, e cada um contribui para a tapeçaria rica e multifacetada do conhecimento humano.